Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/857
Título: Alfabetização de adultos no Distrito Federal : um estudo de caso
Autor(es): Luz, Nélia Paula Rodrigues da
Orientador(a): Castro, Vanessa Maria de
Palavras-chave: Direitos humanos - escolas;Educação;Alfabetização de jovens e adultos;Educação de jovens e adultos
Data do documento: Feb-2017
Data de defesa: Sep-2016
Editor: Universidade de Brasília
Citação: LUZ, Nélia Paula Rodrigues da. Alfabetização de adultos no Distrito Federal: um estudo de caso. 2016. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa destinou-se a analisar o processo de alfabetização numa turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho de campo ocorreu numa sala de aula de uma escola pública do Distrito Federal - 1ª etapa/1º segmento - enfocando especificamente o perfil dos estudantes, os conhecimentos teóricos das docentes sobre a EJA e algumas práticas pedagógicas alfabetizadoras desenvolvidas nesse espaço. Como apoio teórico buscou-se autores ligados ao campo dos direitos humanos e da educação de adultos como Flores (2009), Dallari (2007), V.Paiva (2003), Freire (1979a, 1979b, 1977, 1996), Soares (2011, 2008), Arroyo (2011), Gadotti (2009), Galvão e Di Pierro ( 2013), Schwartz (2010), Moura (1999), Ribeiro (2007), Haddad (2006), entre outros. Na coleta de dados para este estudo de caso, utilizou-se a observação participante durante as aulas, e entrevistas semiestruturadas com alunos/as e professoras. Alguns dos resultados encontrados indicaram que esse contexto estava formado por estudantes mais velhos da classe trabalhadora, migrantes de outros estados do Brasil e de maioria nordestina, que não tiveram acesso à escola no período da infância, e que buscavam satisfazer necessidades mais imediatas ao seu dia-adia com a aprendizagem da leitura e da escrita. Esse espaço institucional de ensino, além das interações sociais, também se configurou como um lugar de acolhimento entre seus sujeitos - discentes e docentes - refletidos na atenção e atitudes solidárias que tiveram uns com os outros. Ademais, nas aulas pesquisadas, observou-se o predomínio de métodos e estratégias de ensino ligadas à educação tradicional, caracterizadas pela ênfase em atividades que retratavam uma perspectiva instrumental de alfabetização (codificação e decodificação do sistema da escrita). Com menos intensidade, percebeu-se alguns traços característicos da educação crítica sob a forma de conteúdos, cujas abordagens, buscavam aproximação com aspectos socioeconômicos pertencentes à realidade dos estudantes. Abstract: Esta Investigación tuvo como objetivo analizar el proceso de alfabetización en una clase de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). El trabajo de campo se produjo en una clase de una escuela pública del Distrito Federal - 1ª etapa / 1º segmento - y enfocó específicamente el perfil de los estudiantes, los conocimientos teóricos de los profesores en la EJA y algunas prácticas pedagógicas desarrolladas en este espacio. Como soporte teórico se utilizó autores vinculados a los derechos humanos y a la educación de adultos como Flores (2009), Dallari (2007), V.Paiva (2003), Freire (1979a, 1979b, 1977, 1996), Soares (2011 , 2008), Arroyo (2011), Gadotti (2009), Galvão y Di Pierro (2013), Schwuartz (2010), Moura (1999), Ribeiro (2007), Haddad (2006), entre otros. El recogido de datos para este estudio de caso, se utilizó la observación participante durante las clases, y las entrevistas poco estructuradas con los alumnos y los profesores. Algunos de los resultados indicaron que este contexto se formó por los estudiantes mayores de la clase obrera, migrantes de otros estados de Brasil, y la mayor parte era del noreste que no tuvieron acceso a la escuela durante la infancia, y que pretendían satisfacer las necesidades inmediatas de sus cotidianos con el aprendizaje de la lectura y la escritura. Este espacio institucional de educación, así como las interacciones sociales, también se entendía como un lugar de acogida entre las personas - estudiantes y profesores - que se refleja en la atención y cuidados que tenían entre sí. Por otra parte, en las clases pesquisadas, hubo un predominio de los métodos de enseñanza y estrategias vinculadas a la educación tradicional que se caracteriza por un énfasis en actividades que retrata una visión instrumental de alfabetización (codificación y decodificación del sistema de escritura). Con menor intensidad, se observó algunos rasgos que pertenecen a la educación crítica en forma de contenidos, donde se buscó un acercamiento con los aspectos socioeconómicos relacionados con la realidad de los estudiantes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/857
Etapa/Modalidade: EJA
Appears in Collections:10.01.01 Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_NéliaPaulaRodriguesdaLuz.pdfDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2016.2,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.