Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/818
Título: Aplicação do lema de euclides para cálculo do máximo divisor comum no ensino
Autor(es): Arruda, Adriane Martins
Orientador(a): Matos, Helder de Carvalho
Palavras-chave: Euclides, Elementos de;Equações Diofantinas;Teorema Fundamental do Cálculo;Teorema da Divisão Eucliana;Máximo Divisor Comum (MDC)
Data do documento: 1-Nov-2016
Data de defesa: May-2016
Editor: Universidade de Brasília
Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar a aplicação do Lema de Euclides para cálculo do Máximo Divisor Comum no Ensino Fundamental e avaliar a receptividade que os alunos tiveram ao método. Para tanto, estudamos e escrevemos sobre a divisão nos inteiros, divisibilidade e propriedades envolvidas, o Teorema da Divisão Eucliana, o máximo divisor comum, o Lema de Euclides, o Algoritmo de Euclides, o Teorema Fundamental da Aritmética e também sobre as Equações Diofantinas que são uma aplicação interessante do MDC. Aplicamos um minicurso sobre MDC em duas turmas de Ensino Fundamental e escrevemos sobre os resultados obtidos. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The objective of this work is to show the application of Euclid's Lemma to calculate the Greatest Common Divisor in Elementary Education and evaluate the receptivity that the students had the method. We studied and wrote about the division in integers, divisibility and properties involved, the theorem Eucliana Division, the greatest common divisor, Lemma Euclid, the Euclidean algorithm, the Fundamental Theorem of Arithmetic and also on the Diophantine Equations they are an interesting application of the Greatest Common Divisor. We use a short course on Greatest Common Divisor in two elementary school classes and present some results obtained.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/818
Etapa/Modalidade: Ensino Fundamental Anos Finais
Appears in Collections:08.05.01 Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_AdrianeMartinsArruda.pdfARRUDA, Adriane Martins. Aplicação do lema de euclides para cálculo do máximo divisor comum no ensino. 2016. x, 42 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.781,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.