Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/816
Título: A mediação articulada com uso de tecnologias : o trabalho docente na diversidade
Autor(es): Alves, Silvana Souza Silva
Orientador(a): Souza, Amaralina Miranda de
Palavras-chave: A mediação articulada com uso de tecnologias : o trabalho docente na diversidade;A mediação articulada com uso de tecnologias : o trabalho docente na diversidade;Estratégias pedagógicas;Tecnologia educacional
Data do documento: 20-Oct-2016
Data de defesa: 30-Mar-2016
Editor: Universidade de Brasília
Resumo: Esse estudo teve como objetivo geral analisar se a mediação articulada com uso de tecnologias pode contribuir na organização do trabalho pedagógico dos professores da sala regular e Atendimento Educacional Especializado - AEE para favorecer o ensino e a aprendizagem do Estudante com Necessidades Educacionais Específicas - ENEE, na perspectiva da educação para todos. É fato que temos avançado nas leis e discursos sobre a inclusão em detrimento das práticas pedagógicas que atendam as diferentes especificidades presentes na sala de aula, portanto, analisar como estão construídas estas práticas, é fundamental no desenvolvimento do trabalho docente para o atendimento à diversidade presente no contexto escolar. Serviram como referencial teórico o estudo das singularidades do desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1997); dos saberes da prática educativa de Paulo Freire (2014), e das disposições essenciais aos professores nos dias de hoje, apresentadas por Nóvoa (2009). A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, que permite fazer investigações de um fenômeno da vida real em profundidade, com suas características holísticas e significativas. (YIN, 2010). A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal, em uma turma dos anos iniciais, e teve como participantes uma ENEE com Síndrome de Down, inclusa na classe regular estudada, seus pais e as duas professoras de ensino regular e de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atendiam a referida estudante. Utilizou-se como estratégias de pesquisa a análise documental, a observação participante e a entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos indicam que a mediação articulada acontece por meio da construção do planejamento sistematizado e articulado das professoras, baseado nos princípios éticos e estéticos, com organização do espaço pedagógico, mudança do olhar e da atitude diante da diversidade, para favorecer elaboração de estratégias pedagógicas e seleção de recursos de apoio capazes de atender às demandas educacionais especificas dos estudantes no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, ressalta-se a importância dos recursos de baixa e alta tecnologia como apoios fundamentais na mediação da construção do conhecimento, para responder à diversidade de demandas educacionais dos estudantes. Os resultados apontam também para a confirmação de que a construção de práticas pedagógicas para atender à diversidade presente na sala de aula deve ser elaborada pelos professores no movimento de reflexão e ação do seu trabalho cotidiano, através do diálogo orientado por uma postura ética de respeito à singularidade dos seus estudantes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/816
Etapa/Modalidade: Educacao especial
Appears in Collections:13.02.01 Dissertação

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