Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/738
Título: O gestor escolar e o PROGESTÃO-DF : os reflexões da formação continuada na aprendizagem dos alunos
Autor(es): Cabral, Marília Lima
Orientador(a): Alves, José Manoel Pires
Palavras-chave: Escolas;Organização e administração;Educação permanente;Aprendizagem;Educação
Data do documento: 23-Aug-2016
Data de defesa: 12-Mar-2012
Editor: Universidade Católica de Brasília
Citação: CABRAL, Marília Lima. O gestor escolar e o PROGESTÃO-DF : os reflexões da formação continuada na aprendizagem dos alunos. 2012. 4 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A gestão da escola e, especificamente seu gestor, constituem o objeto deste estudo. Mediado pelo processo de formação em serviço, aqui descrito como o Progestão-DF, este trabalho teve como objetivo analisar os reflexos dos conteúdos desse curso nas práticas de quatro gestores de escolas públicas dos anos finais do Ensino Fundamental. A partir da imersão no módulo IV desse curso de formação continuada, delimitou-se a gestão pedagógica e a organização da escola como fios condutores das análises. O presente estudo, fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo, pautou-se por responder às seguintes questões de pesquisa: Como ocorreu a organização do trabalho pedagógico (coordenação pedagógica, organização do conselho de classe e espaço para formação em serviço) após a formação recebida pelo gestor no curso Progestão-DF? e, ainda, Como o programa Progestão-DF, por meio das orientações contidas nesse módulo, auxiliou a gestão escolar a proporcionar condições que tornassem gratificantes e proveitosas as relações entre professores e alunos na busca pelo conhecimento? . No transcorrer da pesquisa, percebeu-se que vincular os efeitos do curso às aprendizagens dos alunos não seria uma conclusão coerente e segura. O curso contribuiu mais para o esclarecimento de questões conceituais para o diretor e para a equipe gestora do que propriamente na aprendizagem do aluno. Os elementos de ordem prática e estrutural da organização do conselho de classe, da coordenação pedagógica e da formação em serviço são direcionados pelos textos oficiais da Secretaria de Educação do Distrito Federal e não decorrentes de algum impacto do curso Progestão no Distrito Federal, nessas ações. Abstract: The school management and specifically their manager, are the subject of this study. Mediated process in-service training, here described as the DF-Progestão, this study aimed to analyze the impacts of the contents of this course in the practices of four managers of public schools of the final years of elementary school. From the immersion module IV continued this training course, delimited to educational management and organization of the school as conductors of the analyzes. This study, the result of a qualitative research, was guided by answering the following research questions: "How did the organization of educational work (pedagogical coordination, organization of class council and space for in-service training) after training received by the course manager Progestão-DF? "and also" How the Progestão-DF, through the guidance contained in this module, helped the school management to provide conditions that become rewarding and profitable relationships between teachers and students in search by knowledge? ". In the course of the research, it was noticed that link the effects of the course to students' learning would not be a conclusion consistent and safe. The course contributed more to clarify conceptual issues to the director and the management team itself than on student learning. The practical elements and structural organization of the class council, coordination of educational and training service are directed by the official texts of the Department of Education District Federal and not due to any impact the course Progestão the Federal District, these actions.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/738
Etapa/Modalidade: Ensino Medio
Appears in Collections:02.03.10 Ensino e Formação do Professor

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marilia Lima Cabral.pdf137,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.