Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/734
Título: Avaliação institucional e projeto político pedagógico : uma trama em permanente construção
Autor(es): Limeira, Luciana Cordeiro
Orientador(a): Martins, Wellington Santos
Palavras-chave: Avaliação educacional;Educação e estado;Gestão da qualidade total;Educação
Data do documento: 23-Aug-2016
Data de defesa: 13-Aug-2012
Editor: Universidade Católica de Brasília
Citação: LIMEIRA, Luciana Cordeiro. Avaliação institucional e projeto político pedagógico : uma trama em permanente construção. 2012. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A avaliação institucional é uma ação cada vez mais presente nas políticas públicas educacionais e, por conseguinte, muito divulgada pela mídia como importante índice da qualidade da educação pública brasileira. Esta ação, no espaço escolar, busca mobilizar a comunidade a participar ativamente do processo de avaliação da escola, dos seus objetivos e de suas ações. Também, procura avaliar seus sujeitos e processos, assim como a analisar os resultados obtidos em avaliações externas na busca por soluções aos problemas detectados. Este trabalho analisa de que forma a avaliação institucional, como parte da Política Pública Educacional do Distrito Federal, está presente no cotidiano escolar e como se dá a utilização dos dados por ela gerados na permanente construção do Projeto Político Pedagógico das escolas. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa do tipo etnográfica que envolve o levantamento de dados descritivos, a partir do contato direto do pesquisador com seu objeto e situações de pesquisa, enfatiza o processo em relação ao produto em si e, descreve quais os significados da avaliação institucional para os grupos escolares pesquisados. Como instrumentos para levantamento de dados utilizou-se a análise documental dos Projetos Político Pedagógicos das escolas, da observação das coordenações pedagógicas coletivas e do cotidiano escolar e de entrevistas aos representantes dos Conselhos Escolares. Assim, constatou-se a presença constante dos diversos processos avaliativos nas escolas, como são conduzidos a partir das concepções de cada grupo escolar e de orientações externas e como são utilizados na permanente construção do Projeto de cada escola. A avaliação institucional, principalmente a de autoria da própria escola (interna), poderá tornar-se um significativo instrumento para lhe empoderar. Para isto, torna-se necessário criar condições adequadas para os gestores orientar e acompanhar tais ações e garantir sua efetiva realização. Abstract: The institutional evaluation has been increasingly used as an instrument for public educational policies and has been, thereafter, widely promoted by the media as an important measure of the quality of Brazilian public education. The aim is to encourage the community to actively participate in the school s evaluation process, from its objectives to its actions, as well as to evaluate its subjects and processes and to analyze the results of external evaluations, seeking solutions for the problems that have been detected. This project proposes an analysis of the manner in which the institutional evaluation, as part of the Public Education Policy of the Federal District, is present in everyday school life, as well as of how the generated data is used in the permanent construction of the Pedagogical Political Project of the Schools. Thus, the qualitative research methodology of the ethnographic kind, which requires a survey of descriptive data, was used, starting with the direct contact of the researcher with the object and situations of their research, which emphasizes the process in relation to the product itself, and which describes the meanings of the institutional evaluation for the studied school groups. The documental analysis of the Pedagogical Political Project was used as survey instrument, as were both the observation of the collective pedagogical coordination and of the school s everyday life and interviews with representatives of the School Boards. Therefore, the constant presence of the various evaluation processes in the schools was pointed out, as were the manner in which these processes are carried out starting with the conceptions of each school group and the manner in which they are used in the permanent construction of the Project in each school. The institutional evaluation, especially the one that comes from the school itself (internal), can become an important instrument to be used by the schools in order to empower them. For this purpose, it becomes necessary to create adequate conditions for the managers to guide and oversee such actions so as to guarantee their effective realization.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/734
Etapa/Modalidade: Ensino Medio
Appears in Collections:02.04.01 Avaliação Educacional

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