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Título: Concepções sobre desenvolvimento e aprendizagem : um estudo do serviço especializado de apoio à aprendizagem na SEE/DF
Autor(es): Pinto, Janaína Vieira
Orientador(a): Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
Palavras-chave: Aprendizagem;Pedagogia - prática;Psicologia escolar;Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934;Educação - Distrito Federal (Brasil)
Data do documento: 18-Aug-2016
Data de defesa: 27-Oct-2014
Editor: Universidade de Brasília
Citação: PINTO, Janaína Vieira. Concepções sobre desenvolvimento e aprendizagem: um estudo do serviço especializado de apoio à aprendizagem na SEE/DF. 2014. xi, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Em análise de pesquisas desenvolvidas para a compreensão da aprendizagem, encontramos diversos trabalhos que discutem as causas dos entraves emergentes no processo de escolarização. Contudo, acreditamos que as investigações devem se estabelecer nas relações que permeiam os processos de ensino e aprendizagem ao invés de buscar responsáveis pela não ocorrência. A escola é uma das instituições sociais responsáveis pela preservação da cultura e pela inclusão dos sujeitos no universo de significados compartilhados socialmente. Contudo, concepções deterministas compartilhadas na e pela escola podem revelar nessa instituição um potencial reverso, excluindo e marginalizando os sujeitos que deveriam ser acolhidos. A partir dos estudos de Vygotsky, orientados pela perspectiva histórico-cultural, realizamos pesquisa com duas professoras e uma pedagoga de um serviço interdisciplinar. Nossa pesquisa visa compreender as concepções dessas profissionais, sobre aprendizagem e desenvolvimento, diante do início do processo de escolarização de determinado aluno. As informações construídas, com o auxílio de observações, análises documentais, entrevistas e registros em áudio e vídeo, permitiram a contextualização dos fatos, reconstituindo um espaço-tempo que possibilitou a reflexão e a discussão de concepções que fundamentam a prática pedagógica. Constatamos que as práticas pedagógicas ainda estão direcionadas para uma concepção de educação que visa, sobretudo, o acúmulo de conhecimento, a repetição e reprodução de ideias. Diante do exposto, verificou-se que as práticas pedagógicas movimentam, revelam e constituem concepções históricas e culturalmente partilhadas no contexto escolar. Assim é preciso compreender as concepções que acompanham esses sujeitos a fim de ressignificá-las buscando práticas que considerem a bidirecionalidade dos processos de significação que ocorrem em meio às instituições escolares. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT Analysis developed in the research for the understanding of learning, we found several papers that discuss the causes of emerging obstacles in the schooling process. However, we believe that investigations should establish the relationships that underlie the processes of teaching and learning rather than seek responsible for nonoccurrence. The school is one of the social institutions responsible for preservation of culture and the inclusion of subjects in the universe of socially shared meanings. However, deterministic conceptions shared by the school and can prove this institution a reverse potential, excluding and marginalizing the subjects that should be welcomed. From the studies of Vygotsky, guided by historicalcultural perspective, research conducted with two teachers and a pedagogue of an interdisciplinary service. Our research aims to understand the conceptions of these professionals on learning and development, before the beginning of the particular student enrollment process. The information built with the help of observations, documentary analysis, interviews and records audio and video, allow the contextualization of facts, reconstructing a space-time which allowed the reflection and discussion of the concepts that underlie pedagogical practice. We found that pedagogical practices are still directed to a conception of education that seeks, above all, knowledge accumulation, repetition and reproduction of ideas. Given the above, it was found that the pedagogical practices move, reveal and constitute historical and culturally shared conceptions in the school context. So you need to understand the concepts that accompany these subjects offering new significance to them seeking practices that consider the bidirectionality of signification processes occurring among the schools.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/683
Etapa/Modalidade: Ensino Medio
Appears in Collections:02.02.01 Teorias da Aprendizagem

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