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Título: Estratégias de aprendizagem e inteligências múltiplas : forças integradas para a aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
Autor(es): Loiola, Léia de Melo
Orientador(a): Ortíz Alvarez, Maria Luisa
Palavras-chave: Inteligências múltiplas;Língua espanhola - estudo e ensino;Aprendizagem
Data do documento: 16-Aug-2016
Data de defesa: 13-Mar-2014
Editor: Universidade de Brasília
Citação: LOIOLA, Léia de Melo. Estratégias de aprendizagem e inteligências múltiplas: forças integradas para a aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2014. xiii, 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa e dentro do paradigma interpretativista, consiste em um estudo de caso cujo objetivo foi identificar qual o possível impacto que o conhecimento das Inteligências Múltiplas (IM) teria no uso das Estratégias de Aprendizagem (EA) de alunos que estudam espanhol num Centro Interescolar de Línguas (CIL) do Distrito Federal. Inicialmente, foi feita uma leitura e análise de pesquisas que mostram o funcionamento do cérebro e daquelas que apontam para o surgimento das inteligências, a multiplicidade das inteligências e as estratégias de aprendizagem de línguas. Tomamos como base a Teoria das Inteligências Múltiplas, lançada por Gardner (2002) e a classificação das Estratégias de Aprendizagem de Línguas (EAL), elaborada por Rebecca Oxford (1990). Foram selecionados sete alunos do nível básico 3 (B3) do curso de espanhol do CIL. Durante o processo de coleta de dados, foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionários, entrevistas e observações com notas de campo, além de inventário de inteligência e do inventario SILL, com adaptações. Os resultados revelaram que as EAL mais utilizadas pelos alunos são as diretas de memoria e cognitivas. A pesquisa demonstrou também que o conhecimento das IM foi de grande valia e trouxe algumas mudanças no que diz respeito à utilização de estratégias por parte dos alunos participantes. O impacto do conhecimento das IM na aplicação das EA está principalmente no fato de terem conhecido e reconhecido quais eram as suas inteligências e terem entendido que são inteligentes não porque alcançam notas boas nas provas, mas porque desenvolvem capacidades que irão ajudá-los a aprender e a estudar de maneira eficaz. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT This qualitative and interpretive research consists of a case study whose objective was to identify the possible impact that knowledge of Multiple Intelligences would have on the use of Learning Strategies of students from a language center in Distrito Federal/ Brazil. Initially, we carried out a reading and an analysis of researches that showed how the brain works, and those who pointed to the emergence of intelligence, the multiplicity of intelligences and language learning strategies. We took as a basis the Theory of Multiple Intelligences, proposed by Gardner (2002) and the classification of Language Learning Strategies compiled by Rebecca Oxford (1990). Seven students from the Spanish Course third basic level were selected. During the process of data collection were used as instruments of research questionnaires, interviews and observations with field notes, besides an intelligence test and the inventory SILL, with adaptations. The results showed that the Learning Strategies most used by the students are directs, the memory and the cognitive ones. The survey also showed that knowledge of Multiple Intelligences brought some changes to the use of strategies by the participating students. The impact of knowledge of Multiple Intelligences in the application of Learning Strategies is mainly in the fact that they have known and recognized what were their intelligences and understand that they are not smart because they achieve good test scores, but because they develop skills that will help them learn and study effectively.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, 2014
URI: http://hdl.handle.net/123456789/644
Etapa/Modalidade: Ensino Medio
Appears in Collections:02.02.01 Teorias da Aprendizagem

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