Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/607
Título: O portifólio reflexivo eletrônico (BLOG) como suporte à formação profissional no âmbito da educação continuada de professores
Autor(es): Santos, Maurício Francisco dos
Orientador(a): Câmara, Jacira da Silva
Palavras-chave: Educação;Professores;Formação;Educação permanente
Data do documento: 15-Aug-2016
Data de defesa: 28-Jul-2011
Editor: Universidade de Brasília
Citação: SANTOS, Maurício Francisco dos. O portifólio reflexivo eletrônico (BLOG) como suporte à formação profissional no âmbito da educação continuada de professores. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O estudo investigou a contribuição do Portfólio Reflexivo Eletrônico (Blog) no aprimoramento profissional dos professores, no contexto da educação continuada. Procurou situar as facilidades e dificuldades encontradas pelos pesquisados na construção do Blog, bem como a contribuição deste para o intercâmbio de saberes entre os professores. A pesquisa tem como amostra os professores-cursistas do curso Alfabetização e Linguagem, oferecido pela Universidade de Brasília-UnB, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada. Adotamos a análise do conteúdo como a técnica utilizada no tratamento dos dados. Participaram da pesquisa dois orientadores educacionais, dois professores das séries iniciais e seis professores de Língua Portuguesa. A análise dos dados revelou que o Blog contribuiu substancialmente para o aprimoramento profissional, propiciou a troca de saberes e experiências; favoreceu a pesquisa, a leitura, a escrita e a reflexão dos professores-cursistas e potencializou a qualidade do ensino. Abstract: The study has investigated the contribution of the Reflexive Electronic Portfolio (Blog) in the professional enhancement of teachers within the context of continuing education. The attempt has been to spot effortlessness and difficulties found by those observed in the construction of the Blog as well as the contribution of such to the interchange of knowledge among teachers. The research had as sample the student-teachers of the course of Alfabetização e Linguagem offered by the Universidade de Brasília-UNB in partnership with the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (State Department of Education of Distrito Federal). This is a qualitative research of exploratory purpose. The instrument used for data collection was a semi- structured interview. We have analyzed the content as a technique on the treatment of data. Two educational counselors, two teachers of early grades, and six teachers of the Portuguese Language participated in the research. Data analysis has revealed that the Blog contributed significantly to professional enhancement, gave opportunity to the exchange of knowledge and experience, fomented research, reading, writing, and reflection by student-teachers, and also boosted the quality of education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/607
Etapa/Modalidade: Ensino Medio
Appears in Collections:02.03.10 Ensino e Formação do Professor

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mauricio Francisco dos Santos.pdf908,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.