Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/574
Título: A OBMEP sob uma perspectiva de resolução de problemas
Autor(es): Fideles, Eduardo Cordeiro
Orientador(a): Araújo, Kellcio Oliveira
Palavras-chave: Matemática - estudo e ensino;Matemática - problemas, exercícios, etc;Tecnologia educacional
Data do documento: 15-Aug-2016
Data de defesa: 5-Jun-2014
Editor: Universidade de Brasília
Citação: FIDELES, Eduardo Cordeiro. A OBMEP sob uma perspectiva de resolução de problemas. 2014. 57 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho não tem como objetivo resolver problemas de Olimpíadas de Matemática ou descrever um método para preparar alunos visando vencê-las.Propomos analisar a OBMEP como uma iniciativa que visa a melhoria da qualidade do ensino de Matemática, principalmente o desenvolvimento da habilidade de aplicar os conhecimentos matemáticos para resolver problemas e o uso de problemas para construir o conhecimento matemático. Assim, nos aprofundamos em métodos e estratégias de ensino que podem ser aplicados ao escolher, resolver e explorar os diversos problemas disponibilizados no material acadêmico da OBMEP. Discutimos pontos importantes a ser levados em consideração ao participar de forma engajada nessa Olímpiada, como o cuidado que se deve ter com uma atitude demasiadamente competitiva ao resolver problemas e a análise de erros como oportunidade de reflexão pedagógica. Concluímos com uma exposição de como o professor pode usar as tecnologias disponíveis por meio da internet para criar ambientes de discussão online para potencializar o aprendizado e disponibilizar momentos de trocas de experiências. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This work does not aim to solve problems to Olympics describe a method of preparing students for overcome them. We propose face OBMEP as an educational project aimed in improving the quality of mathematics teaching, mainly developing the ability to apply mathematical knowledge to solve problems and use problems to construct mathematical knowledge. So, we go deeper in methods and teaching strategies that can be applied to choose, solve problems and explore the various available the material OBMEP. We discuss the important points to be taken into account when participating inengaged manner in the OBMEP project as the care must be given to an overly competitive attitude, and cognitive thinking works to solve problems and analyze errors asan opportunity for pedagogical reflection. We conclude with a presentation of how the teacher can use the technologies available through the Internet to create online discussion environments to enhance the learning process and provide moments of exchanges of experiences.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/574
Etapa/Modalidade: Ensino Fundamental Anos Finais
Appears in Collections:12.03.01 Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_EduardoCordeiroFideles.pdf4,94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.