Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/573
Título: Práticas de ensino de língua estrangeira e uso do quadro interativo : contribuições e desafios
Autor(es): Correia, Rosana de Araújo
Orientador(a): Dias, Ângela Álvares Correia
Palavras-chave: Tecnologia educacional;Línguas estrangeiras - métodos de ensino;Sistemas hipertexto;Mediação pedagógica;Prática de ensino
Data do documento: 15-Aug-2016
Data de defesa: Jul-2013
Editor: Universidade de Brasília
Citação: CORREIA, Rosana de Araújo. Práticas de ensino de língua estrangeira e uso do quadro interativo – contribuições e desafios. 2013. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Ensinar na contemporaneidade demanda dos professores o desenvolvimento de habilidades face aos processos comunicacionais provocados pelas mídias digitais, o aparato tecnológico representa assim um verdadeiro desafio para eles. Nesse contexto se insere o quadro interativo, ferramenta que traz para a sala de aula as mais diversas linguagens mediadas pelas tecnologias. Além de uma simples ferramenta, compreendemos o quadro interativo como um ambiente dialógico provocador de linguagens hipertextuais e facilitador da produção de discursos em língua estrangeira. Nosso estudo buscou compreender de que maneira professores de línguas o integram a suas práticas a fim de identificar quais as contribuições e os desafios que seu uso apresenta para o ensino. Realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórico, em um curso livre de ensino de francês em Brasília/DF, cujos dados foram obtidos a partir de observações participantes, entrevista coletiva e análise de documentos. Os resultados obtidos mostram práticas bastante heterogêneas, variando do uso como uma nova roupagem para práticas antigas, com atividades voltadas para as estruturas da língua, a práticas hipertextuais, que favoreceram a produção de sentidos em língua estrangeira. As principais contribuições dessa ferramenta estão relacionadas com a dinamização, mudança da rotina e facilitação do trabalho docente. Os desafios identificados vinculam-se sobretudo ao acesso à tecnologia e ao engajamento institucional no projeto. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT Teaching nowadays, demand for teachers to develop skills to face communication processes caused by digital media. The technological apparatus thus represents a real challenge for teachers. In this context, we have the interactive whiteboard tool that brings to the classroom the most diverse languages mediated by technology. More than a simple tool, we understand the interactive whiteboard as a dialogical environment language hypertext provocative and facilitator of discourse production in a foreign language. Our study expects to understand how foreign language teachers integrate this tool into their practices in order to identify the contributions and challenges that its use presents for teaching. We conducted a qualitative study of socio-historical nature, in a free French language course in Brasilia / DF, whose data were obtained from participant observation, interviews and document analysis. The results show very heterogeneous practices, ranging from use as new clothing to ancient practices, with activities focused on language structures, to a use quite hypertextual, which favored the production of meaning in foreign language. The main contributions of this tool relate to improvement, to change the routine and the facilitation of teaching. The challenges identified relate primarily to access to technology and institutional engagement in the project.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/573
Etapa/Modalidade: Ensino Medio
Appears in Collections:02.02.02 Métodos e Técnicas de Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_RosanadeAraujoCorreia.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.