Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/533
Título: A importância do uso de cartuns como ferramentas auxiliares no ensino de conceitos de mecânica quântica no ensino médio
Autor(es): Paiva, Rendisley Aristóteles dos Santos
Orientador(a): Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Palavras-chave: História em quadrinhos - Brasil;Aprendizagem significativa;Ensino de Ciências;Física quântica;Física - estudo e ensino - ensino médio
Data do documento: 24-May-2016
Data de defesa: 30-Oct-2015
Editor: Universidade de Brasília
Citação: PAIVA, Rendisley Aristóteles dos Santos. A importância do uso de cartuns como ferramentas auxiliares no ensino de conceitos de mecânica quântica no ensino médio. 2015. 87 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Neste trabalho apresentamos nossos resultados a acerca do uso de cartuns no aprendizado de conceitos de Mecânica Quântica no ensino médio. Os cartuns utilizados foram de autoria própria e o conjunto de cartuns constituiu uma revistinha de quadrinhos intitulada “Eletron no mundo quântico”. As histórias contidas nos cartuns narram as aventuras e descobertas de um garoto num mundo onde se realça as regras da Mecânica Quântica. Os cartuns devem ser utilizados como complementos às aulas tradicionais, levando os estudantes a estabelecerem analogias entre as histórias e os fenômenos de natureza quântica. Os resultados qualitativos e quantitativos mostraram um significante impacto no aprendizado destes conceitos quando comparados com o método tradicional de ensino em sala de aula. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT In this work we show our results of research about concepts of Quantum Mechanics applied in high school by means of cartoons. The cartoons used were made by ourselves and the cartoons set constituted a comic entitled “Eletron in the quantum world”. The stories contained in cartoons narrates the adventures and discoveries of a boy in a world where are applied Quantum Mechanics rules. The cartoons should be used as supplements to traditional classes, where students establish analogies between the stories and the phenomena of quantum nature. The results qualitative and quantitative showed that the use of cartoons has a significant impact on learning these concepts compared with traditional methods applied in classroom.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/533
Etapa/Modalidade: Ensino Medio
Appears in Collections:13.02.01 Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_RendisleyAristótelesdosSantosPaiva.pdf12,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.