Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/528
Título: Recorrências : uma abordagem sobre sequências recursivas para aplicações no ensino médio
Autor(es): Silva, Israel Carley da
Orientador(a): Matos, Helder de Carvalho
Palavras-chave: Sequências (Matemática);Números de Fibonacci;Números de Lucas;Números figurados
Data do documento: 26-Jan-2016
Data de defesa: 7-Jul-2015
Editor: Universidade de Brasília
Citação: SILVA, Israel Carley da. Recorrências: uma abordagem sobre sequências recursivas para aplicações no ensino médio. 2015. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma abordagem sobre sequências recursivas, ou simplesmente recorrências. Discorremos sobre recorrências lineares, principalmente as de primeira e segunda ordem, estudando soluções e apresentando propriedades e fazendo paralelos com algumas sequências comuns ao cotidiano do estudante de Matemática. Apresentamos também, casos clássicos desse tipo de sequências como os números de Fibonacci e de Lucas; os números figurados: poligonais e piramidais; e ainda, aplicações em áreas como a Combinatória e Matemática Financeira. No trabalho ainda abordamos uma proposta de exercícios a alunos do Ensino Médio. Relatamos a experiência de atividades em sala de aula, as dificuldades encontradas, resultados apresentados, bem como os relatos das impressões que os alunos tiveram ao estudar esse tema. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT We present in this paper an approach to recursive sequences, or simply recurrences. Wediscuss linear recurrences, especially the first and second order, studying solutions and presentingproperties and making parallels with some common sequences to the mathematicsstudent daily. We also present, classics examples of such sequences as Fibonacci number sand Lucas numbers, the figured numbers: polygonal and pyramidal, and also applications in areas as Combinatory and Mathematical Finance. At work even we approach a proposed exercises to high school students. We report the activities of experience in the classroom, the difficulties encountered, the results, as wellas the reports of the impressions that the students had to study this subject.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/528
Etapa/Modalidade: Ensino Medio
Appears in Collections:13.02.01 Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_IsraelCarleyDaSilva.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.