Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/515
Título: Contextualização histórica para o estudo da trigonometria e construção do teodolito no ensino fundamental
Autor(es): Silva, Evelyn Gabrielle Monteiro Gomes da
Orientador(a): Araújo, Kellcio Oliveira
Palavras-chave: Trigonometria;Educação;Ensino da matemática
Data do documento: 26-May-2016
Data de defesa: 9-Nov-2015
Editor: Universidade de Brasilia
Citação: SILVA, Evelyn Gabrielle Monteiro Gomes da. Contextualização histórica para o estudo da trigonometria e construção do teodolito no ensino fundamental. 2015. viii, 97 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Trigonometria nasceu, aproximadamente, em 300 a.C. entre os gregos, para resolver problemas de astronomia. Do mundo grego, a Trigonometria passou, aproximadamente, em 400 d.C., para a Índia onde foi usada nos cálculos astrológicos. Por cerca dos anos 800 d.C. ela chegou ao mundo islâmico, onde foi muito desenvolvida e aplicada na astronomia e cartografia. Por volta de 1100 d.C. a Trigonometria chegou junto com os livros de Ptolomeu, na Europa Cristã onde inicialmente foi estudada tão somente por suas aplicações à Astronomia. Com os portugueses da Escola de Sagres encontrou-se uma aplicação de enorme valor econômico na Navegação Oceânica. O teodolito é um instrumento óptico utilizado na topografia, para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais com o objetivo de facilitar o cálculo de distâncias e alturas. Empregado na Geodésia e na Agrimensura para triangulação em redes, o instrumento é também usado pela engenharia, arquitetura e por outros profissionais e técnicos, em grandes construções de estradas, demarcações de fazendas e sítios (em [24]). O objetivo desse trabalho é fazer uma construção de conhecimentos matemáticos necessários ao aprendizado à Trigonometria para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental para enfim concretizar o projeto com a construção e utilização do Teodolito com o intuito de motivar o aprendizado desse conteúdo tão importante e o ensino da Matemática de uma maneira geral. Cada atividade aplicada continha questões de sondagem, questões para serem resolvidas após a explanação do conteúdo e uma contextualização histórica sobre cada conteúdo. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT We can trace Trigonometry back to approximately 300 BC, when the Greeks used very simple relations to solve astronomy problems. It eventually reached India around 400 AD, used in astrological calculations. By the eighth century we can find many uses of Trigonometry in the Islamic world, where it was greatly developed and applied in astronomy and cartography. Around 1100 AD Trigonometry came to Christian Europe, brought with Ptolemy's books. There in initially studied solely by its applications to astronomy. In the Portuguese Sagres School it found an important application of real economic value in the Oceanic Navigation. The theodolite is an optical instrument used in topography to measure vertical and horizontal angles in order to facilitate the calculation of distances and heights. It is employed in geodesy and triangulation for land surveying and is used by engineers, architects and other professionals and technicians in building large roads and in boundary surveying of parcels (in [24]). The aim of this work is to identify and build the mathematical knowledge necessary for students in the 9th grade (junior high school in Brazil) in learning trigonometry. In the end of the project we will construct and use a prototype of a theodolite in order to engage students in learning this important issue ? and in studying mathematics in general. Each reference activity we applied contained assessment items, questions to be resolved after the oral explanation of the content and a historic contextualization of each unit to be taught.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/515
Etapa/Modalidade: Ensino Fundamental Anos Finais
Appears in Collections:08.05.01 Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_EvelynGabrielleMonteiroGomesdaSilva.pdf11,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.