Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/478
Título: Espectroscopia : enfrentando obstáculos e promovendo rupturas na inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio
Autor(es): Pôrto, Cleovam da Silva
Orientador(a): Laranjeiras, Cássio Costa
Palavras-chave: Análise espectral;Física - estudo e ensino;Ensino médio;Professores - formação
Data do documento: 12-Aug-2016
Data de defesa: 30-Mar-2011
Editor: Universidade de Brasília
Citação: PORTO, Cleovam da Silva. Espectroscopia: enfrentando obstáculos e promovendo rupturas na inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio. 2011. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir aspectos relacionados à Física Moderna e Con-temporânea no Ensino Médio (FMCEM), defendendo e explorando a existência de tensões de natureza pedagógica e epistemológica no processo de ensino e aprendi-zagem, com vistas à construção de transições de natureza curricular. Para além da mera superposição de novos tópicos àqueles já existentes nas grades curriculares convencionais do Ensino Médio, defende-se a perspectiva de que uma releitura dos conteúdos curriculares de Física voltados para esse nível de ensino pode indicar potenciais caminhos para uma abordagem contemporânea, inovadora, dinâmica e contextualizada da Física. A perspectiva educacional de Paulo Freire constitui-se aqui um referencial de natureza pedagógica, que nos permitiu reunir e incorporar elementos dialógicos às nossas reflexões e proposta. No campo mais propriamente epistemológico, fomos norteados pela Epistemologia Histórico-Crítica de Gaston Ba-chelard, em cujas categorias conceituais fomos buscar referências, também constitu-tivas e essenciais ao trabalho didático-pedagógico com a Física. Como exercício aplicativo, na forma de proposição didática, apresentamos uma proposta de Material Didático Instrucional (MDI) de apoio a professores e alunos, no formato de “Lições de Física”, que explora o tema “Espectroscopia”. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this work is to discuss some topics of modern and contemporary Physics at the high school level (FMCEM) defending and exploring the existing epis-temological and pedagogical tensions in the teaching learning-process aiming at building curricular transitions. Beyond the superposition of new topics to those al-ready implemented in high school conventional programs we defend that a new ap-proach to their content can point to innovative, dynamic and contextualized visions of Physics. Paulo Freire´s contextualized vision of education is a pedagogic reference that helps us bring and incorporate dialogic elements to our considerations and pro-posal. Gaston Bachelard and his historical-critical epistemology guides us through this field using his categories and concepts that are constitutive and essential to the didactic (teaching)and pedagogic aspects of Physics. We present a Didactic Instruc-tional Material (MDI) as an application exercise in the form of a didactic proposition as a support to teachers and students, in a “Lessons of Physics” format that develops the subject of Spectroscopy.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/478
Etapa/Modalidade: Ensino Medio
Appears in Collections:09.07.01 Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_CleovamDaSilvaPorto.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.