Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1228
Título: Lima Barreto e as Intituições Políticas: um caminhante libertário na vida urbana.
Autor(es): Coelho, Francisco de Assis Fernandes
Orientador(a): Pires, Maria Isabel Edom
Palavras-chave: Lima Barreto;Intiuições Brasileiras
Data do documento: 15-Apr-2019
Data de defesa: 31-Oct-2005
Editor: Universidade de Brasília - UnB
Citação: COELHO, Francisco de Assis Fernandes. Lima Barreto e as Intituições Políticas: um caminhante libertário na vida urbana. 111p. Dissertação (Mestrado em Teoria Literátia e Literatura) - Universidade de Brasília, 2005.
Resumo: Esta dissertação objetiva leituras das crônicas de Afonso Henrique de Lima Barreto (1881 - 1922), focalizando sua visão acerca das instituições políticas brasileiras. Essa leitura procura não só o fenômeno em foco, mas também salientar a visão "militante" que Lima Barreto tinha da literatura. Trabalha com a hipótese de que Lima Barreto empregou difusamente em sua obra os princípios libertários, sobretudo aqueles defendidos por Tólstoy e Kroproktin, que serão analisados mais detalhadamente no conjunto de crônicas selecionado para este trabalho. Lima Barreto evidencia em suas crônicas uma rejeição à intervenção cultural estrangeira e um interesse crítico pela brasilidade, notadamente pela nossa peculiar maneira de escrever e falar, já sem os ditames europeus, como esteve em voga em sua época, mas dos quais se distanciou, dando passos firmes em direção ao Modernismo de nossas Letras.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1228
Etapa/Modalidade: Ensino Medio
Appears in Collections:09.02.01 Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisco de Assis Fernandes.pdfDissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literaturas) - Universidade de Brasília, 2005.456,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.