Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1226
Título: Elementos míticos no "Minossauro"
Autor(es): Coelho, Maria do Carmo Pereira
Orientador(a): Faria, Neide
Palavras-chave: Amazônia;Temática Regional;Cosmovisão Primitiva;Épico e religioso
Data do documento: 15-Apr-2019
Data de defesa: 3-Jun-1983
Editor: Universidade de Brasília - UnB
Citação: COELHO,Maria do Carmo Pereira. 171 p. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura) - Universidade de Brasília, 1983.
Resumo: Benedito Wilfredo Monteiro , nasceu em 1924, na cidade de Alenquer, no Estado do Pará. dentre as obras publicadas, encontra-se O Minossauro que ultrapassa os limites de uma simplística temática regional e apresenta da Amazônia não o "retrato" de uma região cheia de peculiaridades, mas a visão de um mundo mítico, numa espécie de "cosmovisão primitiva". Daí justifica-se o objetivo dessa dissertação, qual seja o de identificar e interpretar os elementos míticos, no longo relato do personagem Miguel, representante do pólo da natureza. Os elementos míticos identificados e interpretados se agrupam em três capítulos que procuram reunir, segundo grupos temáticos afins, os diferentes tipos de elementos míticos: o comportamento do herói mítico, as concepções religiosas e a presença do "mito do eterno retorno". Partindo-se da premissa de que o relato do personagem Miguel é a explicação ingênua de uma realidade sentida como misteriosa, que põe em relevo o interesse pela origem das coisas e serve de interpretação a fenômenos incompreensíveis, como acontece no chamado pensamento primitivo e /ou mítico, buscamos apoio teórico para identificação e interpretação dos elementos míticos, neste relato, em autores como Jung, Bachelard, eliade, Lévi - Strauss, Durand, Baudouin, Cassirer e outros que se ocuparam do mito ora como objetivos semelhantes ora com perspectivas diversificadas. Após a análise de tais elementos chegamos a conclusão de que eles se apóiam em dois suportes semânticos: o épico e o religioso que se interpenetram e se fundem na mesma substância mítica que reside no inconsciente ou subconsciente do ser humano. Nos relatos de Miguel, se encarnam três personagens: o "eu" humano, que através da força e de suas armas conquista a eternidade sobre a morte.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1226
Etapa/Modalidade: Ensino Medio
Appears in Collections:09.02.01 Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria do Carmo Pereira Coelho.pdfDissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literaturas) - Universidade de Brasília, 1983.456,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.