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Título: Um mergulho autônomo : o impacto de um programa de mobilidade estudantil com imersão na aprendizagem de línguas estrangeiras
Autor(es): Silva, Glauco Wright da
Orientador(a): Moura Filho, Augusto César Luitgards
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem;Política pública;Mobilidade social;Línguas estrangeiras
Data do documento: 15-Feb-2019
Data de defesa: 9-Dec-2016
Editor: Universidade de Brasília - UnB
Citação: SILVA, Glauco Wright da. Um mergulho autônomo: o impacto de um programa de mobilidade estudantil com imersão na aprendizagem de línguas estrangeiras. 2016. xii, 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A pesquisa relatada nesta dissertação tem como objetivo geral, entender os possíveis desdobramentos da imersão linguística no programa de mobilidade estudantil, Brasília Sem Fronteiras, doravante BSF, para o ensino de línguas estrangeiras (LE). Fazem parte desta pesquisa alunos dos Centros Interescolares de Línguas, doravante CILs, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Nesta pesquisa, são abordados aspectos relativos às estratégias de aprendizagem e à autonomia em decorrência da imersão linguística vivenciada nesse programa. Visto que diversas pesquisas em LA reconhecem as estratégias de aprendizagem e a autonomia como fundamentais para o sucesso do processo da aprendizagem, esses construtos integram a base teórica que ilumina a investigação voltada a verificar a ocorrência de benefícios destinados ao incremento do rendimento dos aprendizes de LE. Depreende-se que tal rendimento poderia configurar-se como decorrência natural da participação em programas de mobilidade estudantil. Em seguida, são abordadas as questões acerca do ingresso desses alunos na educação superior, inserção no mercado de trabalho e contribuição na melhoria da renda familiar com vistas a examinar a ocorrência de ganho social, proveniente da participação nesse programa. O último objetivo parte da premissa de que o Estado é o responsável por garantir a igualdade de oportunidades educacionais aos cidadãos e deve promover ações que oportunizem o acesso aos mais elevados níveis de educação por meio de suas políticas públicas educacionais. E assim, a última etapa busca refletir sobre o tratamento destinado a esse programa de mobilidade estudantil pelas políticas linguísticas públicas para o ensino de LE. Quanto à metodologia, esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, do tipo história de vida tópica, sobre alguns dos participantes do BSF. Os procedimentos utilizados para coleta de registros no presente estudo são entrevistas, análise documental e aplicação questionários. A análise dos dados é realizada por meio da triangulação de dados das entrevistas, questionários e alguns documentos. Em suma, a pesquisa busca investigar a presença de ganho no rendimento linguístico dos participantes do BSF, por meio do desenvolvimento das estratégias de aprendizagem e de níveis de autonomia e também de ganho social, em virtude da participação no BSF. Em última instância, busca-se esclarecer a relação entre esse tipo de programa de mobilidade estudantil e as políticas linguísticas públicas. Abstract: The present research aims to understand the likely unfolding of linguistic immersion for the student mobility program, Brasília Sem Fronteiras, hereinafter BSF, on foreign language (FL) learning process. The participants of this research are students from Centros Interescolares de Línguas, known as CILs, from the State Secretary of Education. This research addresses the aspects regarding learning strategies and autonomy as a result of the linguistic immersion offered by this mobility program. Considering that many studies in Applied Linguistics acknowledge that the learning strategies and the development of autonomy are fundamental for a successful learning, these constructs set up the theoretical basis that enlightens this investigation oriented to verify the occurrence of benefits related to spur the proficiency of FL learners. It is presumed that such distinguished proficiency would appear as a natural consequence of taking part in those mobility programs. Next, issues concerning students accessing higher education, insertion in the labor marketing and contribution to an improved family income will be analyzed in order to examine the occurrence of social gain, resulting from this program. The last purpose derives from the premise that the State is the responsible to guarantee equal opportunities to citizens and, therefore, should, through educational public policies, promote actions to allow the individuals to access the highest Education levels. Thus, the last objective intends to examine the conduction of these mobility programs by the linguistic public policies to ESL. With regard to the methodology, this is a qualitative research, which sets up a case study, to understand a particular topic of the BSF participants’ life history. The procedures used in this investigation for the data collection are interviews, documental analysis and questionnaires. The data analysis was conducted by triangulating the data from interviews, documental analysis, and questionnaires in order to answer the first two questions of this research. In conclusion, this research proposes to investigate the evidence of linguistic and social gain on the participants by means of the development of learning strategies and autonomy levels as a consequence of the participation in BSF. Ultimately, it is an aim to understand the relation of this type of student mobility program towards the linguistic public policies.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1211
Etapa/Modalidade: Ensino Medio
Appears in Collections:09.01.01 Dissertação

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2016_GlaucoWrightdaSilva.pdfDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2016.1,87 MBAdobe PDFView/Open


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