Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1210
Título: O tratamento (didático) do género artigo de opinião em diferentes livros didáticos de lingua portuguesa
Autor(es): Oliveira, Adriana Santos de
Orientador(a): Mesquita, Elisete Maria de Carvalho
Palavras-chave: Linguística - Estudo e ensino;Géneros discursivos;Livros didáticos;Proposta didática
Data do documento: 15-Feb-2019
Data de defesa: 24-Nov-2016
Editor: Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Citação: OLIVEIRA, Adriana Santos de. O tratamento (didático) do gênero artigo de opinião em diferentes livros didáticos de língua portuguesa. 2016. 191 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
Resumo: Este estudo apresenta uma análise do tratamento didático do gênero artigo de opinião em diferentes livros didáticos de Língua Portuguesa, destinados ao Ensino Fundamental, do 6.° ao 9.° anos, publicados antes e depois dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). De forma geral, analisamos como o artigo de opinião é tratado nas práticas de linguagem apresentadas em cinco coleções didáticas, e como esse tratamento contribui para a ampliação da competência discursiva do aluno. Para tanto, adotamos a abordagem sociodiscursiva para o estudo do gênero (BAKHTIN, 1997; BRONCKART, 2006, 2012) e seguimos um percurso teórico que considerou um breve histórico, no Brasil, da disciplina Língua Portuguesa (SILVA; CYRANKA, 2009; SOARES, 2002a, 2002b) e do livro didático (BEZERRA, 2005; RANGEL, 2005, 2006). Para a análise do artigo de opinião na situação de objeto de ensino, nas coleções didáticas selecionadas, consideramos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998), no que se refere à organização da prática pedagógica para o estudo da linguagem, e as contribuições teórico-metodológicas do grupo de Genebra (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), no que diz respeito ao procedimento sequência didática e desenvolvimento de capacidades de linguagem, para o estudo do gênero em sala de aula. Os resultados da pesquisa revelam, além de outras questões, que, em geral, os autores das coleções analisadas, em razão da tarefa de transposição didática do gênero, acabam por abordá-lo, nas práticas de linguagem, descaracterizado de certas propriedades enunciativas. Esses resultados despertaram-nos para a necessidade de propor ao docente um material didático que favoreça uma relação mais dialógica e reflexiva sua com o livro didático e, desse modo, com a própria prática pedagógica. A partir dessas e de outras questões que foram identificadas na análise (pontos positivos e pontos passíveis de melhoria), elaboramos uma proposta didática, direcionada ao professor de Língua Portuguesa e aplicável a turmas de 9° ano do Ensino Fundamental, para o estudo do gênero artigo de opinião como prática social. Abstract: This study presents an analysis of the didactic treatment given to the opinion piece genre in different didactic books of the Portuguese Language, destined to Elementary School, years 6 to 9, which were published before and after the National Curricular Parameters (BRASIL, 1998). In a general sense, the authors analysed how the opinion piece is treated in language practices presented in five didactic collections, and how this treatment contributed toward broadening the discursive competence of the student. To achieve this goal, the authors adopted the social-discursive approach to the study of this genre (BAKHTIN, 1997; BRONCKART, 2006, 2012), where a theoretical path is followed that considers a brief history, in Brazil, of the Portuguese Language as a subject (SILVA; CYRANKA, 2009; SOARES, 2002a, 2002b) and the didactic book (BEZERRA, 2005; RANGEL, 2005, 2006). In order to analyse the opinion piece as a study object, through the selected didactic collections, the authors followed the guide lines laid down in the National Curricular Parameters of the Portuguese Language (BRASIL, 1998). In particular where it refers to the organization of the pedagogical practice for the study of language, along with the theoretical- methodological contributions from the Geneva group (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), regarding the sequential procedure concerning didactics and the development of language abilities, for the study of the genre in the classroom. The results from the study reveal, besides other questions, that in general the authors from the collections under analysis, through the didactic transposition of the genre, take on a language practice approach, which is somewhat mischaracterized of certain enunciative or articulative properties. Such results have produced an awakening to the need to provide for the teacher didactic material that favours a more dialogic and reflexive relationship from their standpoint with the didactic book, and thus with the very pedagogical practice. Through these and other questions that were identified in the analysis (positive points along with points of improvement), a didactic proposal was elaborated, directed toward the Portuguese Language teacher, which was applied to Elementary School year 9, for studying the opinion piece genre as a social practice.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1210
Etapa/Modalidade: Ensino Fundamental Anos Finais
Appears in Collections:01.03.01 Dissertação

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