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Título: Estudo de Pós-Doutoramento. Criatividade e subjetividade na formação continuada de professores da Educação Infantil da Rede Pública do Distrito Federal
Autor(es): de Miranda, Simão
Orientador(a): Martínez, Albertina Mitjáns
Palavras-chave: Criatividade;Subjetividade;Trabalho Pedagógico;Formação Continuada de Professores
Data do documento: 28-Jan-2019
Data de defesa: 30-Jul-2015
Editor: Universidade de Brasília
Citação: MIRANDA, Simão de. Estudo de pós-Doutoramento. Criatividade e subjetividade na formação continuada de professores da Educação Infantil da Rede Pública do Distrito Federal
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral analisar processos subjetivos e criativos em pro- fessoras atuantes na Educação Infantil da SEDF em situação de Formação Continuada na perspectiva de uma Aprendizagem Criativa e suas repercussões no seu Trabalho Pedagógico. O quadro epistemológico fundamenta-se na Epistemologia Qualitativa (GONZÁLEZ REY, 1997, 2002, 2005, 2007) que se caracteriza essencialmente pelo caráter construtivo- interpretativo do conhecimento, pela legitimação do singular como instância de produção do conhecimento científico e pelo fato de a pesquisa ser entendida como um processo comunica- cional. No seu delineamento metodológico o processo construtivo-interpretativo se deu a par- tir de dois Estudos de Caso e o instrumental de construção de informações compôs-se de ins- trumentos orais (Dinâmicas Conversacionais), escritos (Completamento de Frases, Redação e Meu Diário), de análises documentais e Observações. Seu suporte teórico foi a Teoria da Sub- jetividade na perspectiva histórico-cultural de González Rey (1999, 2003a, 2005) e na com- preensão de ensino-aprendizagem de González Rey (2012) e Mitjáns Martínez e González Rey (2012) que entendem este binômio enquanto produção subjetiva. Sustentou-se também nas concepções de Trabalho Pedagógico Criativo e Aprendizagem Criativa desenvolvidas por Mitjáns Martínez (2008a, 2008b, 2012a, 2012b). Nossas construções teóricas nos conduzem a interpretações das participantes no Curso de Formação como aquelas que se comprometem com processos de aprendizagens significativas e criativas para o Trabalho Pedagógico; que perseveram no estabelecimento de relações dos conteúdos aprendidos entre si e também des- tes com as realidades nas quais atuam, assim como tais conhecimentos podem aplicar-se nos seus cotidianos na escola. Em alguns momentos hipotetizamos praticarem aprendizagens ape- nas compreensivas, entretanto concluímos que estes momentos representavam um possível ponto de partida entre estas e as aprendizagens criativas. Percebemos também o posiciona- mento das participantes enquanto sujeitos ativos, críticos e reflexivos, produzindo nas suas singularidades, a partir do aprendido no Curso de Formação, transcendendo-o. Em diversas situações, em ambos os casos percebemos a emergência de sentidos subjetivos das aprendiza- gens enquanto processo que comunica o novo e que alimenta recursivamente novas aprendi- zagens; há indicadores da percepção do caráter produtivo do conhecimento. Entendemos que Formações planejadas na perspectiva do Sistema Didático Integral favoreça a compreensão da importância de estratégias didáticas criativas no Trabalho Pedagógico, a partir da construção de sentidos subjetivos consistentes acerca do valor da criatividade para suas práticas e desta integrar de fato os seus repertórios pedagógicos. Pretendemos que este estudo sinalize às poli- ticas de formação da rede as possibilidades aqui apontadas, uma vez que entendemos ter pro- duzidos zonas de sentido favorecedoras à inteligibilidade sobre os processos subjetivos que guiam as aprendizagens docentes em situação de Formação Continuada e suas repercussões no chão da escola. O Trabalho Pedagógico Criativo por parte de quem ensina e o favoreci- mento de Aprendizagens Criativas a quem aprende, sustentadas em uma organização didática que contribua para o desenvolvimento das aprendizagens criativas, como o Sistema Didático Integral, podem constituir-se em diferencial importante na vida escolar e pessoal dos alunos. Palavras-Chave: Criatividade. Subjetividade. Trabalho Pedagógico. Formação Continuada de Professores. Criatividade e subjetividade na formação continuada de professores da educação infantil da rede pública do Distrito Federal – Pós-Doc – UnB/FE Simão de MirandaThis study aimed to analyze subjective and creative processes in active teachers in Early Childhood Education in the SEDF Continuing Education with a view to Creative Learning and its repercussions in their pedagogical work. The epistemological framework is based on Qualitative Epistemology (GONZÁLEZ REY, 1997, 2002, 2005, 2007) which is essentially characterized by the constructive-interpretative nature of knowledge, the legitimacy of the singular as productive instance of scientific knowledge and the fact that the survey is under- stood as a communicational process. In its methodological design the constructive- interpretative process was built from two Case Studies and the building information instru- mental consisted of oral (Conversational Dynamics) and written (Completion of phrases, Writing and My Diary) instruments, document analyzes and observations. The theoretical support was the Theory of Subjectivity on the historical-cultural perspective by González Rey (1999, 2003a, 2005) and the understanding of teaching and learning of González Rey (2012) and Mitjáns Martínez and González Rey (2012) who understand this binomial as subjective production. It is also sustained in the pedagogical work of creative concepts and creative learning developed by Mitjáns Martínez (2008a, 2008b, 2012a, 2012b). Our theoretical con- structs lead to the interpretations of the participants in the training course as those who engage in processes of significant and creative learning for pedagogical work; who persevere in es- tablishing relations of content learned with each other and with the realities in which they operate, and how this knowledge can be applied in their schools. At times, we built hypothe- ses that they experience only comprehensive learning but, then, we came to a conclusion that these moments represent a possible starting point between them and the creative learning. We also perceived the participants’ attitude as active subjects, critical and reflective, producing in their singularities, from the learned in the training course, transcending it. In many situations, in both cases we see the arising of subjective senses of learning as a process that communi- cates the new and feeds recursively new learning; there are indicators of the perception of the productive character of knowledge. We understand that formations planned in view of the Didactic Integral System favor the understanding of the importance of creative teaching strat- egies in pedagogical work from the construction of consistent subjective sense of the value of creativity to their practices and this fact integrates their teaching repertoires. We want this study to signal to the network training policies the possibilities here appointed, since we un- derstand they have produced sense zones favoring the intelligibility of the subjective process- es that guide the teaching learning in situations of Continuing Education and its impact on schools. The creative pedagogical work by the teacher and the favoring of creative learning for learners, sustained in an educational organization that contributes to the development of creative learning, as the Didactic Integral System, may constitute an important differential for the students’ school and personal life. Keywords: Creativity. Subjectivity. Pedagogical work. Continuing teacher training. Criatividade e subjetividade na formação continuada de professores da educação infantil da rede pública do Distrito Federal – Pós-Doc – UnB/FE Simão de Miranda
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1119
Etapa/Modalidade: Educacao Infantil
Appears in Collections:03.03.02 Teses

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