Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1117
Título: A recepção do conceito de bullying em duas escolas públicas de educação infantil da Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga - DF
Autor(es): Silva, Noemia Maria da
Orientador(a): Arguelhes, Delmode Oliveira
Palavras-chave: Bullying;Educação Infantil
Data do documento: 15-Jan-2019
Data de defesa: 1-Jul-2018
Editor: Centro Universitário Unieuro
Citação: SILVA, Noemia Maria da. A recepção do conceito de bullying em duas escolas públicas de educação infantil da Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga - DF. 168f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Centro Universitário UNIEURO, Brasília, 2018.
Resumo: O tema central desta pesquisa é um estudo sobre a recepção do conceito de bullying em duas escolas públicas de educação infantil da Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga-DF, o Centro de Educação Infantil Águas Claras e o Centro de Educação Infantil 01 de Taguatinga. Na dificuldade de conceituação da palavra bullying na língua portuguesa, já que a mesma é de origem inglesa e não há uma tradução direta para a nossa língua, buscou-se tomar os termos que melhor possam designar a palavra, observando o enfrentamento quanto aos problemas causados pelo fenômeno e averiguando se o mesmo tem feito parte do dia a dia das crianças dos Centros de Educação Infantil pesquisados. Com base na revisão bibliográfica, verificou-se que o principal local à prática do bullying é a escola, sendo o espaço de maior número de casos relatados. A pesquisa se insere no contexto escolar de educação infantil, sendo esta a etapa da educação destinada a formação de crianças na faixa de 4 a 6 anos, a agressividade possa ser observada em vários momentos da rotina da criança na escola e, em alguns casos, é relatada também como algo frequente em casa. Neste universo, a problemática do bullying ainda é pouco explorada. Esta é desencadeada por situações de frustração e consiste de um comportamento que se caracteriza pela intenção, aparente, de machucar alguém, sendo motivada por uma disputa ou desejo de conquista de algum objeto. Prevenir o bullying, ainda na educação infantil, é uma medida importante para poupar os educandos de sofrimentos causados pelo fenômeno Os autores em destaque, Koselleck (2006) e Searle (2001), entre outros, valorizaram a dinâmica e a existência de significados aparentemente diversos dentro de uma mesma época e até em um mesmo grupo social, numa desconstrução e construção que pode ser observada no uso da palavra bullying que traz, por si mesma, todo um contexto histórico e social tornando-a contemporânea e popular. Nessa perspectiva, em quatro capítulos, o estudo discorre sobre a significação de bullying e seus conceitos diversos e importação para o Brasil; conceitos apresentados por vários pesquisadores e teóricos; amparo legal no combate ao bullying; averiguar o entendimento de toda comunidade escolar quanto ao termo e se há efetivamente sua prática na educação infantil. No último capítulo, o quarto, é apresentada a metodologia, a coleta de dados foi realizada com pais e professores. Confrontando os resultados da pesquisa bibliográfica com os dados da pesquisa de campo, constatou-se que pais e professores percebem o surgimento do bullying ainda na infância. Tanto há crianças que são agressoras quanto as que são vítimas. A entrevista/jogo realizada com as crianças também deixa transparecer que se a impulsividade, a baixa tolerância a frustração e sentimento de culpabilidade não sofram intervenções, esses indícios podem chegar a uma situação violenta e repetitiva e que pode perdurar trazendo consequências para a vida adulta. Palavras-chave: Significação; Bullying; Educação Infantil; Leis; Enfrentamento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1117
Etapa/Modalidade: Educacao Infantil
Appears in Collections:02.04.04 Políticas Públicas de Educação

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