Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1059
Título: A aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970.
Autor(es): Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de
Orientador(a): Ambrosio, Ubiratan D'
Palavras-chave: Ensino primário de Brasília;Aritmética;Circulação
Data do documento: 3-Aug-2018
Data de defesa: 2-Feb-2018
Editor: Universidade Anhanguera de São paulo
Citação: CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes de. A aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970. 226f. Tese (Educação Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. Universidade Anhanguera de São Paulo, 2018.
Resumo: A tese teve por objetivo analisar, na perspectiva da História Cultural, como se constituiu o ensino de aritmética nas escolas primárias de Brasília no período de 1957 a 1970. Para tanto, analisamos os Currículos e os Manuais didáticos que circularam no Distrito Federal-DF naquele período e as apropriações da professora Olinda Lôbo que orientou a organização dos primeiros currículos de aritmética da escola primária no início do sistema de ensino público da nova capital. Nesse período estava em andamento o Programa de Assistência Brasileiro-Americana para o Ensino Elementar (PABAEE). Dessa forma buscamos indícios de apropriações desse Programa. A escolha desse período deveu-se ao fato de em 1957, a primeira escola pública primária da nova capital ter sido inaugurada, e no início do decênio de 1970 encontramos modelos de testes diagnósticos aplicados nas escolas primárias de Brasília, o que caracterizou a presença da pedagogia científica, pressuposto central da Escola Nova. Além disso, em 1970, foi elaborado um novo currículo que apresentou rupturas por trazer ideias da matemática moderna. O aporte teórico-metodológico é construído na perspectiva da História Cultural, mais especificamente, com base nos conceitos de apropriação de Chartier (2002), circulação (Gruzinski, 2001), Táticas e estratégias de De Certeau (2012) e Cultura escolar de Julia (2001). Conclui-se que: as orientações do ensino de aritmética contidas nos currículos analisados, assim como na fala da professora Olinda, apresentam similaridades, o que nos leva a afirmar que a referida professora apropriou-se de recomendações propugnadas nos manuais analisados e da sua experiência como cursista do PABAEE.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1059
Etapa/Modalidade: Ensino Fundamental Anos Iniciais
Appears in Collections:07.05.02 Teses

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TESE ROSÁLIA POLICARPO FAGUNDES 07022018.pdfPrograma de Pós-graduação em Educação Matemática. Universidade Anhanguera de São Paulo, 2018.4,52 MBAdobe PDFView/Open


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