Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1045
Título: Antônio Bandeira Trajano e sua obra Arithmética Elementar Ilustrada : a aplicação do método intuitivo no ensino da matemática
Autor(es): Marçal, João Marcos Cunha
Orientador(a): Menezes, Josinalva Estacio
Palavras-chave: Aritmética;Material didático;Matemática
Data do documento: 2-Aug-2018
Data de defesa: 24-Jul-2017
Editor: Universidade de Brasília
Citação: MARÇAL, João Marcos Cunha. Antônio Bandeira Trajano e sua obra Arithmética Elementar Ilustrada: a aplicação do método intuitivo no ensino da matemática. 2017. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta dissertação corresponde a uma pesquisa na qual se investigou os motivos que levaram o livro Arithmetica Elementar Ilustrada de Antônio Bandeira Trajano a se tornar um “best-seller” entre os livros didáticos brasileiros. Foram estudados os aspectos políticos, sociais e educacionais que levaram a mudanças na educação brasileira nas últimas décadas do século XIX e início do século XX. Essas mudanças permitiram a mudança nas concepções sobre o livro didático que se refletiu na obra de Trajano. A Arithmetica Elementar Ilustrada foi analisada em vários aspectos e depois comparada com outros livros da época para se perceber como o método intuitivo foi utilizado na referida obra e também como sua ausência em outros livros vigentes na época permitiu que a obra de Trajano se sobressaísse sobre as demais. Abstract: This dissertation corresponds to a research that investigates the reasons that led the book Illustrated Elementary Arithmetica of Antonio Bandeira Trajano to become a bestseller among Brazilian textbooks. We studied the political, social and educational that led to changes in Brazilian education in the last decades of the nineteenth century and the beginning of the twentieth century. These changes allowed a change in the conceptions about the textbook that was reflected in the work of Trajano. The Illustrated Elementary Arithmetica was analyzed in several and later compared to other books of the time to see how the intuitive method was used in the electrical work and also how its absence in other books in force at the time allowed Trajano’s work to stand out as other.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1045
Etapa/Modalidade: Ensino Fundamental Anos Finais
Appears in Collections:08.05.01 Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_JoãoMarcosCunhaMarçal.pdfDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.1,63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.